“Saravá: percepções sobre a Umbanda em Imperatriz – MA”, é um produto audiovisual na categoria Projeto Experimental, apresentado em banca pública por Raynan Ferreira Pinheiro ao Curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, da Universidade Federal do Maranhão – CCSST, câmpus Imperatriz, em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo.
“Saravá: percepções sobre a Umbanda em Imperatriz – MA”, apresenta a Umbanda, religião genuinamente brasileira, através do ponto de vista dos seus adeptos em Imperatriz, cidade localizada na região sudoeste do Estado do Maranhão, contribuindo para desmistificar o tabu social e a imagem depreciativa de feitiçaria, macumba e curandeirismo na qual as religiões de matriz africana estão envoltas. "Saravá" foi construído alicerçado em uma retórica que colabora para a construção social, a partir da imagem, música, debate e conhecimento. No roteiro, as experiências e os sentimentos dos adeptos é fio condutor da obra.
OUTRAS INFORMAÇÕES
O documentário teve como recorte de estudo o Terreiro de Umbanda Nossa Senhora Santana e o Terreiro de Umbanda Nossa Senhora Aparecida.
FICHA TÉCNICA
Ano de Produção: 2018
Cidade/Estado/País de produção: IMPERATRIZ - MARANHÃO/BRASIL
Duração: 25’
Direção e Roteiro: RAYNAN FERREIRA PINHEIRO
Produção: RUBEM RODRIGUES
Produção executiva: ARIEL ROCHA/ PEDRO MAIA / ESTAQUIS CUNHA
Operação de câmera/Fotografia: RAYNAN FERREIRA PINHEIRO/ RUBEM RODRIGUES/ ARIEL ROCHA/ PEDRO MAIA / ESTAQUIS CUNHA/
Edição e Som: RUBEM RODRIGUES
Montagem: RAYNAN FERREIRA PINHEIRO/ PEDRO MAIA /RUBEM RODRIGUES