A Gravadora Baleia Branca surgiu durante a pandemia do corona vírus com a união entre músicos de Ubatuba e São Paulo. Luiz Couto (guitarra, baixo, teclado) e Gabriel Breda (vocal, percussão), de forma remota, a distância, o projeto ganhou a sua forma.
A banda trabalha com diversos gêneros musicais de forma criativa e ousada, misturando o blues, e o reggae, com música folclórica e ritmos europeus, com pitadas de experimentalismo e rock pesado. Com letras que contemplam análises sobre a sociedade brasileira e o seu desenvolvimento ao longo dos anos.
A letra de Bring back the gloy foi escrita na estrada, em alguma rodoviária do Sudeste brasileiro em meados de 2003. BBTG ilustra a dura realidade da seca, da fome e da pobreza no país. É o som da revolta contra a desigualdade, da angústia e do desejo de reencontrar um caminho mais justo para a população. Resgatar a glória, a saúde, a educação, a segurança, a cultura do povo brasileiro.
Rock n roll puro. Uma das primeiras músicas a ser composta pela GBB, com a participação de Ralph Casarsa na Bateria.
Drooling Gin é rock n roll e blues. Simples, direta e envolvente. Guitarras que se completam com slides, bateria e baixo marcado, gaita e vocais rasgados. Uma mistura muito boa. A música fala de vontade, de tesão, de vício e da liberdade de se render ao desejo por isso tudo. Sobre quanto o ser humano pode se jogar na direção do que ´pode destruí-lo de uma maneira prazerosa, e como esse momento pode ser irresistível.
Sentimentos muito presentes no rock n roll e no blues. A música transmite essa atmosfera sensual e atraente. Drooling Gin nasce da amargura, da tristeza, da dor na alma do blues pelas escolhas feitas no caminho e da paixão, da coragem e da luxúria no coração do rock n roll, que sempre quer mais e mais.
Para essa música, a Gravadora Baleia Branca conta com a participação do grande gaitista de blues Giorgio Romano. Drooling Gin está disponível em todas as plataformas de áudio.
Além da música, o Obscurestudio, de São Paulo, produziu também o vídeo clipe de Drooling Gin que pode ser assistido no youtube.
Outra música com vídeo clipe também produzido pelo Obscurestudio é Long Drive. Essa com Vinicius Lordelos na bateria e Instrutor Molejo do centro cultural Zumbiarte no berimbau, a música faz uma analogia a estrada e os caminhos da vida, os erros, os acertos, os obstáculos e o destino.
Bad Times traz o Bluesman Marcos Boi no violino. A música se assemelha a ritmoseuropeus e com um tom de humor traz a narrativa de um acordo com resultado trágico...
I Saw The Land é uma música inspirada na atmosfera dos trabalhos de Les Clayppol e Jim Morrison, grandes referencias e influências na banda. E Fate Of Mankind, com junior batucada nas percussões e Ralph Casarsa na Bateria, propõe uma reflexão sobre os crimes ambientais, a natureza destrutiva do ser humano e a relação criminosa do colonizador e as colônias ao longo da história.