O experiente vocalista paulista Lean Van Ranna, músico que já tocou em diversas bandas e projetos renomados (inter)nacionais e que atualmente vêm desenvolvendo sua arte através das bandas Ranna's Kin Wagon (Hard N' Heavy/Glam Metal), o recente retorno de seu projeto Europeu Masterful (Power Metal), e, também, em carreira solo, confirmou o lançamento de um novo álbum junto a banda Clipper intitulado "Vento Sudoeste".
Esse trabalho já está disponível e todas plataformas digitais de streaming e, também, em CD físico.
O Clipper é uma banda de Hard Rock com letras em português liderada e fundada no início dos anos 90 pelo músico e guitarrista carioca José Morais. Lançou dois álbuns de estúdio, "Hard Rock Brasil" (1993, produzido por Robertinho do Recife) e "Millennium" (1995). Nesses trabalhos, muita influência de bandas brasileiras de Hard Rock e Heavy Metal como, por exemplo, a Stress, dos amigos de Roosevelt Bala e China Lee (Salário Mínimo/Extravaganza). referências internacionais de bandas como a clássica Rainbow, de Ritchie Blackmore (ex-Deep Purple e grande ídolo de José Morais) até o Hard N' Heavy dos americanos do Ratt, apareceram.
Agora, em 2023, após cerca de 30 anos de história, o Clipper retornou suas atividades lançando o seu terceiro e matador álbum chamado "Vento Sudoeste", junto ao cantor Lean Van Ranna - cuja referência vocal de cantar Rock e Metal em português veio de Celso de Freyn no álbum "Sentido da Vida" (Stauros) - e outros convidados ilustres da cena musical carioca.
Lean Van Ranna comentou sobre sua participação: "Há uns 3 ou 4 anos, quando o José Moraes me propôs gravar seu álbum, após ouvir o material e conhecer a sua história na cena, me bateu aquela nostalgia de trabalhos como do China Lee, Roosevelt Bala e toda essa galera pioneira do gênero no Brasil. Então, porque eu não ter um registro bacana em português também? Encarei o desafio e gravei os vocais. Alguns fatores externos atrasaram esse lançamento, mas continuo muito orgulhoso em ter participado".
Relação de faixas em "Vento Sudoeste":
"Vento Sudoeste" "Corruptos" "Despertar" "Silêncio dos Inocentes" "Passo Abandonado" "Meu Mundo Caiu" "Tribunais" "Arena de Leões"
"Vento Sudoeste" foi mixado, masterizado e produzido por Jonas Godoy.