Unindo discurso político, informação, potência e atitude, a Marinas Found divulgou nesta sexta o videoclipe para Planícies. A música originalmente foi lançada como single do segundo álbum da banda, o “Ansiolítico” (2019).
De acordo com o vocalista e guitarrista, Pedro Soler, “a música é o carro chefe da banda, caiu nos braços dos fãs e é a mais pedida nos shows, então parecia estranho ainda não termos um clipe para ela”.
O vídeo conta com informações a respeito da situação de risco habitacional e ambiental da cidade de Pelotas, que de certa forma acaba sendo um reflexo do que acontece no país. Além da crítica já presente na letra, o clipe utiliza-se de artifícios visuais e informativos, trazendo dados das precariedades estruturais do município.
“A música foi lançada em 2019, desde então, parece que quase nada mudou, principalmente no que diz respeito a postura das representações municipais, que por aqui parecem coniventes com muita coisa errada”, destacou Eduardo Walerko, guitarrista e vocalista.
Dessa frustração e vontade de colocar mais luz sobre a situação deste grave processo de gentrificação, a banda escolheu justamente a data de aniversário da cidade para o lançamento do clipe.
Para Mike Pires, baixista da banda, eles não enxergam motivos para comemorações, pois na sua visão, a cidade está negligenciada há muito tempo. “Nesta data devemos refletir e colocar o dedo na ferida desta cidade que foi, e segue sendo, pavimentada nas costas dos explorados.” completou.
Assim como os demais clipes, este tem a produção da própria banda, com direção de Eduardo Walerko e Pedro Soler, que gravaram em locais icônicos e representativos da situação pelotense.
“Pelotas é uma cidade que cheira a especulação imobiliária, e a exploração segue desenfreada, temos tantos exemplos para colocar no clipe, que tivemos que selecionar os mais emblemáticos”, pontuou Murilo Uarth, baterista da banda.
No vídeo, percebemos o avanço do capital imobiliário, desocupações para a formação de condomínios, loteamentos em áreas de importância ambiental, ocupações em áreas de risco, a privatização e elitização da cidade, déficit habitacional e degradação ambiental.
Utilizando notícias de desocupações que ocorreram em plena pandemia, apresentando dados de artigos e trabalhos acadêmicos, dados do Censo e um discurso de um dos principais representantes na luta por moradia justa, o atual Deputado Federal Guilherme Boulos, o clipe traz um apanhado de referências sobre a temática.
Não deixe de conferir e compartilhar!
Youtube: Marinas Found - Planícies (Clipe Oficial)
Instagram: https://www.instagram.com/p/
LinkTree Marinas Found: marinasfound | Twitter, Instagram, Facebook | Linktree