Zileide é o novo single do cantor e compositor Prince Áddamo. A música, que será lançada com clipe e show na próxima sexta, dia 12, homenageia a jornalista Zileide Silva - mulher negra pioneira no telejornalismo brasileiro.
Assista: https://youtu.be/
Desde a adolescência, Prince conta que já se identificava com Zileide: “Tinha ela como uma jornalista fora do padrão que predominava na TV: a competência, o profissionalismo dela, eu sentia que era diferente. Eu me lembro de minha Mãe chegar em casa, me ver assistindo e comentar: ‘Zileide é da resistência né meu filho?’”, explica Prince.
Foi quando veio morar em Salvador e se dispôs a estudar sobre a vida de Zileide que o cantor entendeu melhor a representatividade do lugar que a jornalista ocupava: Zileide foi a primeira repórter mulher negra brasileira a apresentar um telejornal diário como titular. Ela também foi a primeira repórter negra brasileira a integrar uma comitiva presidencial, no ano de 2006, quando o então presidente Lula fez uma viagem à África do Sul.
Dessa admiração crescente por Zileide, Prince chegou naturalmente à homenagem musical: “Sinto que fui provocado também pela obra de Jorge Ben. Ele possui uma série de canções que homenageiam mulheres e tem seus nomes no título. Isso sempre me fazia pensar que Zileide merecia uma música. Eu escrevi para ela como uma voz que fala por muitas outras mulheres negras brasileiras”, explica o cantor.
CLIPE
O single Zileide será lançado, no dia 12 de maio, com clipe dirigido por Marcelo Pinheiro, que já havia trabalhado com Prince na película de Cartão-Postal. As imagens foram capturadas em um salão de beleza do Pelourinho que se dedica à estética afro. A película conta com a participação de mulheres negras baianas que assistem Prince pela TV apresentando a sua homenagem à Zileide no telejornal.
GRAVAÇÃO
A faixa Zileide já integrava o repertório de shows de Prince e agora ganha um registro em estúdio com a produção de André T. A gravação conta com os músicos Sidnei Rasta na bateria, Alan Dugrave no baixo, Juliano Oliveira nos teclados, Vinicius Freitas e João Teoria nos metais, além de Danny Nascimento nos coros. O arranjo passeia por diferentes gêneros musicais, como o samba-reggae, o afrobeat e o dub – expressão da diversidade que Prince atribui as suas vivências como morador do Centro Histórico de Salvador. A capa do single é assinada por Ricardo Fernandes (DJ Magrão), conhecido por trabalhos visuais com artistas como Russo Passapusso, Criolo e Black Alien.
LANÇAMENTO
Para celebrar o lançamento da música e do clipe, Prince Áddamo se apresentará no dia 12 de maio, às 20hs, no Oliveiras (Rua Direita do Santo Antônio, 110, Salvador), com ingressos à R$20. No repertório do show canções dos seus álbuns/singles já lançados, como “Gente Maldosa”, “Influência Nefasta” e “Cartão-Postal”, além de releituras em reggae para canções da música popular brasileira.
BIOGRAFIA
Prince Áddamo é um cantor e compositor baiano. Atuante na cena musical soteropolitana desde 2009, ele consolida sua apresentação no cenário reggae com referências musicais do roots, ska, dub e afrobeat. A autenticidade da sua lírica e o toque suave da sua guitarra são destaques de uma produção musical inventiva e perseverante, que já conta com dois álbuns (Viva o Natural e Original Camacã) e alguns singles.
Como guitarrista Prince já acompanhou e gravou discos com outros artistas e bandas como Dub Stereo, Red Meditation, Radio Mundi, Moa Anbesa, Thiago Kalu, Pali e Daganja. Ele também integrou a banda IFÁ Afrobeat.
--