A Banda Corda Crua teve seu início em 2009 na cidade de Maringá-PR., em um Festival de Bandas promovido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), surge com a proposta de pesquisar, difundir a cultura e fazer releituras da música nordestina em seus diversos ritmos como o Forró, o Baião, o Xote, o Xaxado, o Maracatu e o Arrasta-Pé.


Confira o bate papo que a Bacurau bateu com  Banda Corda Crua:

 https://www.youtube.com/watch?v=WSsmZhV58gU


Desde sua formação a Banda tem sido muito bem aceita pela crítica, tendo se apresentado em inúmeros eventos e festividades tradicionais Juninas e Julinas em diversas cidades. Participou de importantes eventos em Teatros na Cidade de Maringá, como por exemplo o espetáculo “Homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga” realizado no Teatro da UEM e o espetáculo “Coisas que a Lua Canta” realizado no Teatro Reviver Magó de Maringá, promovido pelo projeto Cottonet-CLUBE.


Classificou-se também em importantes Festivais de renomes nacionais através de seus trabalhos autorais como o FEMUCIC - Maringá-PR, o FENFIT – Itaúnas-ES e o FESTIVAL FORRÓ DA LUA CHEIA em Altinópolis-SP com as músicas autorais “Açucena” e “Entorta a Curva”, e também o Segundo Acorde Universitário promovido pela Universidade Estadual de Maringá, sendo finalista com a música autoral “Saga e Sina”. Se apresentou em importantes casas de shows que tem por princípio difundir a cultura nordestina como por exemplo o “De Raiz” em Florianópolis-SC e a “Oficina de Macacos” em Araçatuba-SP. Outra importante apresentação foi no SESC Thermas - unidade Presidente Prudente-SP.


Uma banda de vigor, dançante e muito animada, com raízes no que há de melhor na música Brasileira, trazendo um repertório clássico e também inovador por seus arranjos e interpretações.


É reconhecida pela crítica como uma das principais referências quando o assunto é música de qualidade com influências nordestinas.