A banda de Melodic Death/Thrash Metal Sophie’s Threat foi formada em 2021, em São Paulo, pelos músicos Tiago Carteano (bateria) e Ricardo Oliveira (guitarra). Foi batizada com este nome como referência ao Robô Sophia, primeiro robô humanoide a receber cidadania de um país, no caso a Arábia Saudita, desenvolvida pela empresa Hanson Robotics, em Hong Kong, capaz de reproduzir 62 expressões faciais e projetada para aprender, trabalhar entre seres humanos e adaptar-se aos nossos comportamentos. Quando questionada em uma entrevista se destruiria a humanidade, surpreendeu a todos respondendo que sim!
Desse conceito, surgiu-se a ideia para o nome da banda, uma forma que seus integrantes encontraram para criticar o quão rápido o crescimento tecnológico pode destruir seu criador sem pensar em suas consequências.
Com uma sonoridade bombástica, letras ousadas que enfrentam os dias atuais, riffs vibrantes e marcantes, e uma mistura competente entre o Thrash e o Melodic Death Metal, a banda mostrou muita eficiência, seriedade e qualidade em seu primeiro registro oficial, o single desaconselhável para ouvidos sensíveis “Infernal Manipulation”.
Existe toda uma história por trás da composição de “Infernal Manipulation”, faixa que originalmente era de uma antiga banda que Paulo Timóteo (atual baixista) e Ricardo Oliveira (guitarrista) tinham anteriormente. Depois do falecimento de seu baterista a banda se desfez e Ricardo trouxe-a para a Sophie’s Threat, onde foi toda retrabalhada, aumentada, tendo uma letra e nome diferentes.
Ouça “Infernal Manipulation” em https://onerpm.link/241090273085
Lyric Video de “Infernal Manipulation” em https://youtu.be/zS20vZ-EZ4o
Produzido, mixado e masterizado por Michel Villares (M&H Studios) | Capa por Tiago Carteano
Infelizmente, logo após o lançamento de "Infernal Manipulation", a banda sofreu severas mudanças com a saída da vocalista Bruna Mieko e o baixista Wagner Wilis da formação, mas com a entrada de Paulo R. “Satan” (baixo), Marcão (guitarra) e a vocalista Malu Sales, o som da banda voltou a ser ainda mais potente, brutal e impactante como imaginado pelos seus fundadores!
“Com “Infernal Manipulation”, pretendemos mostrar o quanto as pessoas hoje são manipuladas por meio da tecnologia e escravas de redes sociais onde o mundo é ‘perfeito e feliz’, porém fora dessa esfera virtual suas vidas são condenadas e infelizes. Por trás de fotos bonitas, viagens caras e regalias mil, a história é completamente diferente. Precisamos nos ater a isso para que nossas vidas não se tornem vazias e mentirosas”, comentou Tiago Carteano (bateria).
“É um som direto e pesado! Gosto muito da questão de como é tratado hoje essa prostituição por likes e seguidores que esses ‘influencers’ fazem através de conteúdos ridículos, pífios, vergonhosos e degradantes que infelizmente também atraem pessoas com uma mentalidade vazia. Enfim, é um som nota 10 para mim”, finaliza Ricardo Oliveira (guitarra)
A reestreia da nova formação da Sophie’s Threat em um lançamento oficial se deu no dia 23 de outubro com o novo, conceitual e agressivo single “Suicidal God”.
Ouça "Suicidal God" em https://onerpm.link/116383506620
Assista "Suicidal God (Lyric Video)" em https://youtu.be/qLHQ5J507CA
Produzido, mixado e masterizado por Michel Villares (M&H Studios), "Suicidal God" traz uma temática psicótica, violenta e assustadora de como a sociedade cria seus próprios monstros, e eles sempre voltam para buscar punição. Para ter um clima ainda amedrontador e realista, foi usado a história do psicopata esquizofrênico, e também assassino em série americano, Joseph Kallinger, que assassinou três pessoas - incluindo um de seus filhos - e torturou outras quatro famílias.
“Usamos trechos de uma real entrevista do criminoso na parte inicial e final da música, e nessa entrevista ele, esquizofrênico, fala que vozes em sua cabeça falavam para ele matar outros três milhões de pessoas, sua família e depois se matar para tornar-se um deus. Por conta disso que demos o título de “Suicidal God” ao single”, comentou Tiago Carteano (baterista).
“Foi um desafio muito grande entrar na banda por eu ser uma pessoa muito tímida, apesar de gostar muito de ter uma banda, e também por ser minha primeira experiência usando um vocal mais agressivo e gutural. Já cantei de forma mais rasgada em outras bandas de Punk Rock, mas durante a pandemia estudei a técnica do gutural e desenvolvi meu vocal mais agressivo dentro do Metal, estilo que gosto muito, mas nunca tive intenção de ter uma banda antes da Sophie's Threat (risos). "Suicidal God" foi como um teste para mim, inclusive escrevi essa letra forte junto ao Tiago e ao produtor Michel. Gravei os vocais em três tons diferentes para termos nuances e camadas diferentes para soar ainda mais brutal na mixagem final. Fiquei muito nervosa, mas correu tudo bem e gostamos muito do resultado”, finalizou Malu Sales (vocal).
Após a estreia nos palcos em novembro, e um histórico show no templo do rock paulistano, a Woodstock Discos, a banda lançou seu terceiro e ainda mais brutal single intitulado “Speaking Of The Devil” em todas as plataformas digitais.
Ouça “Speaking Of The Devil” no Spotify em https://bit.ly/3VuE802
Produzido, mixado e masterizado também por Michel Villares (M&H Studio), “Speaking Of The Devil” traz uma sonoridade mais técnica e ainda mais brutal em relação aos dois primeiros singles lançados pela banda, “Infernal Manipulation” e “Suicidal God”.
"Esse novo single foi outro desafio para banda, pois já estava com o instrumental gravado quando a Malu assumiu os vocais, então tivemos que fazer novas métricas de voz e arranjos. O resultado ficou tão perfeito que a música e a melodia pareciam que tinham sido compostas juntas e em sintonia! Pesada, agressiva, com linhas de voz bem melódicas e pedais duplos quase que em sua totalidade. Talvez seja a composição mais Death Metal que fizemos até agora", comentou Tiago Carteano (bateria).
Sobre a letra de "Speaking Of The Devil", Malu Sales comentou que "a inspiração veio durante um bate-papo com um amigo sobre outra pessoa que os dois conheciam, mas coincidentemente durante a conversa a pessoa em questão apareceu bem na hora, surgindo o famoso bordão 'falando do diabo (ele aparece)', desconcertando os dois imediatamente (risos)."
Basicamente, a temática da faixa foi construída através da autocrítica sobre o quanto os seres humanos têm o hábito hipócrita de criticar os outros fazendo as mesmas coisas que criticadas, criando uma projeção das suas próprias falhas. "A letra é realmente um exercício para se enxergar através dos outros principalmente sem hipocrisia", concluiu a vocalista.
A grande aceitação e os números expressivos de audições do mais recente e brutal single "Speaking Of The Devil" em todas as plataformas de streaming foram o grande motivo que fez com que a banda decidisse captar imagens da banda em ação para o primeiro videoclipe oficial da carreira.
Assista "Speaking Of The Devil" em https://youtu.be/8RQIppQWCts
Gravado no Estúdio Oversonic, em São Paulo, seguindo a identidade visual e a temática abordada, a vocalista Malu Sales - além de sua voz extremamente agressiva - abrilhantou ainda mais a execução precisa e pesadíssima da banda, trazendo para o videoclipe a mesma maquiagem demoníaca estampada na arte de capa de "Speaking Of The Devil".
"A proposta dessa maquiagem é além da representação da dualidade do bem e do mal, onde os chifres representam o que na nossa cultura se entende como "do mal", mas temos a parte humano sempre sujeito a falhas em evidência. A interpretação literal da letra fala que o demônio que vemos nos outros pode ser apenas um reflexo do que também somos", concluiu a vocalista.
Para breve, a banda está preparando o lançamento de mais novo single "Poison", que para quem está acompanhando os recentes shows do quinteto já sabe o que esperar, e na sequência trabalhará para o tão sonhado EP de estreia com cinco faixas para o primeiro semestre desse ano, espalhando ainda mais a palavra do caos! Fique ligado!
Para fãs de: Arch Enemy, Testament, Sepultura, Carcass, Annihilator, Jinjer
Formação:
Malu Sales - Vocal
Ricardo Oliveira - Guitarra
Marcão - Guitarra
Paulo R. “Satan” - Baixo
Tiago Carteano - Bateria
Discografia:
“Infernal Manipulation” (Single/2022)
“Suicidal God” (Single/2022)
“Speaking Of The Devil” (Single/2022)
Ouça Sophie’s Threat em: