A Previsão de Alta surgiu em 2017. A ideia era retomar o antigo projeto da banda Caráter de Urgência, banda de Hard Core, da qual Viana e Lucas Brito faziam parte, entre 2011 e 2012. Com novos membros e, portanto, com novas influências, foi proposta a criação de algo "novo", mesclando todas as influências de todos os novos membros, sem se preocupar em abraçar esse ou aquele estilo.

E isso daria certo? Após 1 ano do lançamento do álbum NOVA ERA, a banda tem a sensação que sim, está dando certo. Um som sem rótulos, sem paradigma, que possa agradar o Hard e o Soft, mas que tenha, sobretudo, a verdade de cada um de seus membros conversando de forma harmônica.

Por não estar engessada em uma única vertente, a Previsão de Alta se utiliza de elementos do Metal, Punk, Grunge, Hard Core, Rockabilly, Blues, Reggae “e o que mais vier de inspiração…”, transformando tudo isso em um “Rock Alternativo”.

Em relação às letras, a banda aborda temas diversos do cotidiano e por que não dizer que a banda também aborda temas que fogem ao cotidiano? As canções da Previsão de Alta vão do romântico melódico ao protesto seco e agressivo. Assim, quem ouvir a PDA certamente irá se deparar com várias ideias, ideais, informações, sentimentos e opiniões.

Viana (voz) - Um dos principais compositores da banda. Com influências no Punk Hard-core, Viana se utiliza da intensidade no vocal para externar as sensações trazidas pelas canções. Forte apreciador do Punk Hard-Core, Viana se vale dos seus devaneios, reflexões, observações e influências diversas para escrever e traçar as suas linhas melódicas. Viana vem atuando com muita atitude e com muita garra para o crescimento do cenário Rocker Underground por onde passa. Hoje, ele integra o Núcleo da organização do evento Palco do Rock, evento que ocorre desde 1994, com público médio de cinco a 15 mil pessoas, e é capitaneada pela produtora e fomentadora cultural Sandra de Cassia.

Lucas "Pinto" (guitarra base/backing vocal) - exRevolução Progressiva, Caráter de Urgência e Squadro. Com forte influência do New Metal, Lucas quase sempre procura extrair o máximo de peso de suas bases. Também compositor das músicas da PDA, ele traz em suas letras muito sentimento e boas reflexões, em intensas melodias.

Jéss Luz (guitarra solo) – Caçula da primeira formação, Jéss eleva o nível técnico da banda na Previsão de Alta. De poucas palavras, mas com uma postura poderosa e incisiva na guitarra, ela se mostra uma guitarrista muito próspera no cenário baiano, sendo influenciada, pelos clássicos Hard Rock. Jéss sempre está envolvida no processo criativo, trazendo opiniões e sugestões contundentes. Além disso, dedicação e disciplina e são o forte em sua contribuição na banda.

"LIPETA" Desidério (baixo/backing vocal) - ex- Diorama, o baixista da PDA, é responsável pelas linhas criativas de baixo da banda. Influenciado pelo Post-Grunge, Lipeta desenvolve um som mais fora do habitual do que se está acostumado a escutar no Rock'n Roll, inspirandose, muitas vezes, em sons do cotidiano (equipamentos e motores elétricos) para traçar as melodias de suas composições. Performático e carismático, Lipeta é um artista genuíno que não coloca barreiras para materializar seus sentimentos na arte que produz.

Valter Filho (baterista/backing vocal) - Fomentador do underground baiano, técnico de som, roadie, professor e membro ativo no cenário rock/metal. Valter já participou de inúmeras oficinas e curadorias com bandas iniciantes, entre elas, Nomin, Burning Heart, Arcantis, Mensageiros do Vento, e outras, todas em cenário underground baiano, indo até festivais em diversos estados e cidades. Além disso, sempre procura ajudar como técnico de P.A. ou roadie, pensando no melhor para bandas e eventos. Valter é uma espécie de camisa 10 da banda. É aquele cara que sugere rumos assertivos por conta da sua experiência de mais de 20 anos no cenário rocker. Contribui para a excelência de todo evento que participa, dentro e fora dos palcos. Sua influência Prog/ Metal trouxe versatilidade importante para o conjunto. Trabalhou com bandas como Torture Squad, Velhas Virgens, Tarja Turunen, Garotos Podres, Tierra Mystica e Obituary. É endossado pela Orion Cymbals.


No primeiro semestre de 2021, a banda lançou o seu primeiro álbum intitulado “NOVA ERA”. Um álbum contendo 10 faixas autorais. O álbum tem como característica o ecletismo dentro do próprio Rock’n Roll. Com este trabalho a Previsão passou a alcançar um público importante e despertou a curiosidade de produtores de conteúdo voltado ao Rock Underground. Com isso, a Previsão de Alta passou a ter suas músicas inseridas na programação de Web Rádios e FM’s de todo o Brasil e de alguns países da América do Sul; além de notas e entrevistas para esses meios de comunicação.

Mais recente a faixa “Velhos Cínicos”, do álbum Nova Era entrou no projeto-coletânea “BAIANAS PARA O MUNDO OUVIR”, umas parceria entre a página Minas que Fortalecem a Cena, Tocaia Selos e Big Bross.

Atualmente a banda segue no trabalho de divulgação do seu álbum e no empenho de se preparar para as oportunidades de voltar a tocar ao vivo, tão logo acabe a pandemia. Dentro disso está a grande ambição/sonho de participar do Palco do Rock, trazendo muita energia positiva para o público desse grande Festival.


CONTATOS:

 Tel/Whatsapp: 71 98636-4034

 Email: previsaodealta@gmail.com

 Youtube: Banda Previsão de Alta

 Facebook: previsaodealtaoficial

 Instagram: banda_previsao_de_alta