Caio Praças é musico, produtor cultural e ativista na cidade de Delmiro Gouveia-AL, dono do hit "campanha eleitoral" junto com o trio Copo Americano, vem se destacando no meio cultural do alto sertão baiano e alagoano, batemos um papo com Caio que vocês conferem a seguir.



Bacurau: Caio você tem se envolvido nas questões culturais no município de Delmiro Gouveia-AL, como o poder público municipal vem tratando a categoria artista no município?

Caio - Antes de qualquer observação sobre o poder público atual, acho que é bom destacar algo crônico e histórico na mentalidade de muitos gestores e mais ainda quando se trata da Câmara de Vereadores. A questão é: “arte é coisa de vagabundo ou de quem não tem o que fazer”. Quando não é esse o discurso, é uma camada de outros argumentos superficiais que subestimam ou caricaturam a função da arte e do artista, a meu ver, essa é uma ignorância crônica que demonstra total desconhecimento, e por isso mesmo um entrave, sobre temas tão importantes na economia de qualquer lugar, como economia criativa e turismo, esse é o maior desafio que a cultura delmirense enfrenta quando se trata de poder público.

 Por outro lado, estou esperançoso com a nova gestão da secretaria de cultura, são jovens da cidade que carregam histórico de produção cultural, e participaram ativamente do processo da Lei Aldir Blanc aqui em Delmiro e região, o diálogo é frequente e estamos no começo de tudo, entrando no terceiro mês de gestão deles com atividades interessantes já no artesanato, na casa da arte entre outras.  

Bacurau: Você gravou o hit “campanha eleitoral” com o trio copo americano, como foi a receptividade dessa música em Delmiro e região.

Caio - Dentro da cidade essa foi a música que mais me rendeu destaque, era engraçado como o pessoal me parava as vezes na rua para parabenizar pela música, teve uma vez que pediram pra tirar até foto, fiquei todo sem jeito, na região ela também é bem aceita, amigos que moram em Maceió contam que essa música lá é bem ouvida também.

Essa também é a mais cantada pelo povo quando a gente toca, acredito que essa música ainda tem muito o que render, inclusive, você leitor, que está aqui e não ouviu, vai lá no YouTube e coloca: Copo Americano Campanha Eleitoral, o pessoal gosta do refrão chiclete, além de se identificarem com o que a letra trata, de compras de voto aqui na cidade.

Bacurau: Você foi um dos que articulou para os artistas delmirenses tivessem direito aos recursos da lei Aldir Blanc, como se deu esse o processo?

Caio - Foi trabalhoso, árduo, enriquecedor e de certa forma revolucionário para o setor da arte como organização que pauta as políticas públicas de gestão da cultura, isso se deu devido o formato no qual nos organizamos, tudo junto e misturado, todas as vertentes políticas, sociais, econômicas e de expressões artísticas estão, em alguma medida, presentes dentro do fórum dos trabalhadores da cultura de Delmiro Gouveia. Esse pessoal todo junto as vezes da maior confusão no grupo, mas acho que tudo isso faz parte, percebemos que, para além de tudo, se está ruim pra um está ruim pra todos, somos uma classe em processo de organização, porém, infelizmente, tivemos muitos perrengues e atrasos com a LAB. Estamos ainda por receber o recurso que sairá, pelo o que tudo indica, até 1º de março. 

Acho que o grande legado da Aldir Blanc será a organização do setor artístico para desenvolver maior debate sobre como podemos direcionar e participar ativamente da gestão pública de cultura.